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Mensagem  Eu Posto Seg maio 16, 2011 1:12 pm

1-Introdução

Sei que não é só de Pixel Art que vivem os jogos, mas não é muito melhor ter um jogo feito inteira e exclusivamente por você ou por sua equipe?? Sem depender de imagens alheias e Google Images?? Então espero que estes tutos ajudem a deixar nossos jogos mais legais e criativos, mesmo porque, em contest's, boa parte da nota vem da criatividade e originalidade de imagens e sons.

2-Para começar...

2.1
Primeiramente vamos precisar de um programa desconhecido e difícil de encontrar: o Paint.
Conheçe?? Que bom! xDD

2.2
Recomendo também a criação de uma pasta apenas para esboços e imagens incompletas.

2.3
Se você nunca mecheu com o Paint, pode ler os tutoriais a seguir:

Aulas de Pixel Art - Anderson_H

3-O cubo

Vamos começar com um simples cubo...

Todos sabem o que é um cubo e talvez como desenhá-lo, mas como deixá-lo mais realista (assim como qualquer imagem digital) é o problema...

Crie antes uma imagens de 64x64 pixels..

Devemos primeiro desenhar um esboço do cubo, para isso usamos o comando de 'Linha" da barra de ferramentas:

a) com a tecla Shift precionada desenhamos um quadrado 25x25 pixels (para precisão basta olhar no canto direito inferior da tela);

b)ainda com o Shift precionado, desenhamos linhas diagonais de 7x7 pixels nos cantos superiores e inferior direito (todas as diagonais para cima e para a direita);

c)deve-se unir as diagonais desenhadas com uma linha horizontal em cima e uma vertical do lado direito, dando a forma do cubo.



Agora devemos imaginar aonde a luz está em um possível ambiente 3D a volta do nosso cubo...no exemplo, imaginei a luz à esquerda e acima (mais acima que à esquerda).

Sabendo disso, imaginaremos que a face mais clara será a de cima, certo?? No exemplo, preencho esta face com um 'cinza claro 221' (R=G=B=221 >> Vermelho = Verde = Azul), porque essa cor? Não sei! xD

Depois preencho a face frontal com 'cinza médio 193' e a lateral com 'cinza 163'...

Note também que preenchi a aresta entre o cinza claro e o cinza escuro com o cinza médio, para não dar um grande 'contraste' e consequentemente aparescer os pixels. Também, por usar o fundo azul, coloquei nos cantos onde havia união de pixels diagonais uma 'cor média' entre o azul e o cinza.



Muito bem! Agora podemos inventar mais figuras geométricas!

Como segundo exemplo, fiz um "L" cúbico.

a)Desenhe um quadrado 25x25 e as mesmas diagonais do cubo, com a diferença da diagonal da esquerda ter 14 pixels;

b)desenhe um quadrado 25x25, à direita do anterior, com sua aresta esquerda tendo como limites superior e inferior as pontas das diagonais de 7px;

c)desenhe as diagonais da direita deste segundo quadrado;

d)basta unir a diagonal de 14px à diagonal superior do segundo quadrado e esta à inferior para terminar o nosso "L".

Os preenchimentos laterais devem ser os mais escuros, sendo o da direita mais escuro que o da esquerda; o preenchimento superior deve ser o mais claro; os frontais terão uma cor 'média', também diferenciada.



No próximo exemplo, criei um meio-cubo em cima do "L", que vou deixar para que estudem....



Com o exemplo acima é possível também fazer sombras para dar ainda mais realidade à imagem...


fonte:
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